Sindicato notifica hospitais para proteção aos profissionais da enfermagem e conta com respaldo do MPT

A notificação recomenda adoção de medidas emergenciais para preservação da saúde dos trabalhadores

  • 20 mar 2020
  • Da Redação
Guaicurus News - Sindicato notifica hospitais para proteção aos profissionais da enfermagem e conta com respaldo do MPT
  • Divulgao

Diante das queixas de falta de equipamentos de proteção no âmbito hospitalar no combate à COVID-19, as instituições de saúde de todo Estado do Mato Grosso do Sul foram notificadas pelo SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul) para fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares de enfermagem. A notificação também recomenda adoção de medidas emergenciais para preservação da saúde dos trabalhadores.

Segundo a vice-presidente do SIEMS, enfermeira Helena Delgado, muitas instituições não estavam fornecendo os EPIs. Após a notificação, que ocorreu no dia 18 de março, passaram a cumprir a entrega dos equipamentos. Mas, para intensificar esses cuidados o sindicato conta com o respaldo do Ministério Público do Trabalho (MPT) que também já fez recomendações às instituições sobre o tema.  “Abrimos um procedimento solicitando a intervenção do MPT  para proteção da saúde dos profissionais”, destaca.

Visando medidas protetivas aos trabalhadores vulneráreis, como gestantes, trabalhadores imunodeprimidos e trabalhadores com idade superior a 60 anos, o sindicato recomendou que fossem remanejados da linha de cuidado direto para outros setores. Para os trabalhadores com mais de 65 anos, o SIEMS solicitou o afastamento compulsório das atividades, sem prejuízo da remuneração.

Plano de Contingência

Para assegurar que as instituições estejam organizadas na proteção da saúde  dos trabalhadores, o SIEMS  solicitou  - no prazo de 24h a partir do recebimento da notificação -o Plano de Contingência de cada instituição.

Denúncias

A enfermeira Helena Delgado destaca que após a notificação o sindicato constatou que as instituições passaram a observar os cuidados, mas ainda há denuncias de irregularidades.

“Notificamos todo Estado do MS, mas não conseguimos estar em todas as instituições ao mesmo tempo, por isso é muito importante o engajamento dos profissionais fazendo as denúncias de casos de omissão à proteção dos profissionais, assim, conseguiremos agir de forma mais imediata”. Telefone SIEMS: (67) 3028-7499 | whatsaap 99245-5810.

Prevenção

Em outros países, houve contaminação entre profissionais da saúde, “Isso aumenta a responsabilidade do sindicato e da própria categoria em estar fiscalizando, para evitar ao máximo a propagação entre os profissionais”, destaca a enfermeira.

  • Fonte: Assessoria SIEMS