Indígena foi internado no Hospital da Vida, em Dourados, com suspeita de coronavírus. De acordo com o diretor-clínico da unidade hospitalar, Raul Espinoza, ele encontra-se em isolamento na ala destinada aos pacientes com a doença.
Se confirmado, esse será o primeiro caso de pessoas infectadas com o vírus em tratamento nos hospitais públicos da cidade.
“É um indígena que veio com quadro suspeito de coronavírus. Ainda estamos realizando exames. Também não é descartado tuberculose ou outra doença respiratória”, disse o diretor-clínico do hospital na manhã desta segunda-feira (18).
De acordo com o médico, apesar do paciente estar no Hospital da Vida, se diagnosticado com o Covid-19, ele deverá ser encaminhado a outra unidade de saúde de referência.
Caso o quadro seja clínico, o destino será o Hospital Regional de Cirurgias Eletivas da Grande Dourados, já na necessidade de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), o Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
“Nós somos o último hospital de referência. Os pacientes só virão para cá se ocorrer lotação nos outros locais”, disse, incluindo os leitos de hospitais privados pactuados para atender a demanda.
Atualmente Dourados possui 42 pessoas infectadas com o coronavírus. Os dados são do boletim epidemiológico do Governo do Estado publicado na manhã de domingo (17).
O município também já detectou transmissão comunitária e no dia 13 de maio foi confirmado o primeiro caso da doença nas aldeias indígenas.