Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Corumbá, divulgado na noite desta terça-feira (02), informa que o número de casos positivos de coronavírus no município subiu para 44 notificações. Pela manhã, o boletim estadual informou mais 8 casos, somando 37. Agora, são mais sete, chegando aos 44 casos.
O detalhe é que algumas das confirmações foram por testes rápidos, realizados a partir do dia 27 de maio, mas os resultados foram inseridos agora no banco de dados.
Corumbá já registrou 1.261 notificações suspeitas, 1.164 foram descartadas e outras 54 aguardam resultado laboratorial. Dos 44 casos positivos, 18 pessoas não têm mais sintomas e se recuperaram; 25 estão em isolamento domiciliar e um paciente, de 54 anos, que contraiu o vírus durante viagem a São Paulo, está internado no Centro de Tratamento Intensivo da Santa Casa. Desde o início do registro dos casos, em 03 de abril, outras três pessoas (e não duas como informado inicialmente) foram internadas e estão recuperadas.
A maioria dos últimos casos confirmados, contraiu a doença por transmissão comunitária e boa parte são funcionários da Vale e de empresas terceirizadas que prestam serviço à mineradora. Metade dos 44 casos confirmados, ou seja, 22, foram identificados por testes rápidos.
Em nota, a Vale informou que está realizando a testagem de seus empregados próprios e terceirizados para Covid-19. "A medida faz parte do conjunto de ações de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus adotadas pela empresa, que incluem ainda triagem diária, medidas de distanciamento social e higienização, além da manutenção de um contingente mínimo em suas operações", diz o comunicado.
"A Vale mantém diálogo com os órgãos competentes e comunica as autoridades de saúde sobre casos suspeitos e/ou confirmados. Em respeito à privacidade de seus empregados, a empresa não comenta sobre resultados de exames. A Vale reforça ainda que segue os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada um dos países onde opera", concluiu a assessoria da empresa.
Mapeamento - De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 16 regiões de Corumbá apresentam casos de coronavírus. O Centro tem 9 notificações; Popular Nova, 7; Aeroporto, 5; Dom Bosco e Cristo Redentor, 4 casos cada; Popular Velha, Universitário, Nova Corumbá e Guatós, dois cada; Guanabara, Industrial, Padre Ernesto Sassida, Centro América, Generoso, Previsul e Jardim dos Estados, uma confirmação cada. (matéria editada para atualização de informação)
Clique aqui e confira o boletim epidemiológico municipal.