Congresso do Peru antecipa eleições presidenciais para abril de 2024

  • 21 dez 2022
Guaicurus News - Congresso do Peru antecipa eleições presidenciais para abril de 2024
  • (crédito: Presidência do Peru/AFP)

Com 93 votos a favor, 30 contra e uma abstenção, o Congresso da República do Peru aprovou, na noite de ontem, a reforma constitucional que permitirá antecipar as eleições gerais de 2026 para abril de 2024. A mudança precisava do apoio de 87 legisladores e contempla também que a atual governante, Dina Boluarte, entregue o mandato ao ganhador do novo pleito em julho de 2024. Ontem, ela prometeu estar em condições de deixar o poder no prazo estabelecido.

A manobra é uma tentativa de resolver a crise provocada pelo autogolpe de Estado fracassado do ex-presidente Pedro Castillo, que acabou destituído pelo próprio Congresso. A detenção de Castillo deflagrou violentos protestos em várias cidades do país. Pelo menos 21 pessoas morreram e 650 ficaram feridas nos confrontos com as forças de segurança. O ex-líder esquerdista cumprirá prisão preventiva de 18 meses.
A votação por parte dos parlamentares coincidiu com um imbróglio diplomático entre o Peru e o México. O chanceler do México, Marcelo Ebrard, confirmou que a mulher e os filhos de Castillo se refugiaram na embaixada mexicana em Lima. Em reliação, o governo peruano declarou “persona non grata” o embaixador mexicano e lhe deu “72 horas para deixar” o território peruano. Lilia Paredes, mulher de Castillo, é investigada pelo Ministério Público do Peru como possível coordenadora de uma suposta organização criminal que seria liderada por seu marido.