O hidrogel pode recuperar tecidos cerebrais. Doenças que atingem o cérebro como câncer e hemorragia são as principais causas de incapacidade em todo o mundo. Nosso cérebro é especialmente vulnerável a um tipo específico de lesão: o dano isquêmico. Isso acontece quando há perda do suprimento sanguíneo, o que leva à perda de volume do tecido cerebral. A situação é grave, porque os danos no tecido neuronal são irreversíveis.
Uma técnica que, de modo eficiente, possibilitasse a regeneração do tecido cerebral seria revolucionária para a reversão dessas condições que ameaçam a vida. Apesar de não haver uma estratégica terapêutica estabelecida, a engenharia de tecidos neurais pode apresentar resultados favoráveis.
É o que promete um grupo de pesquisadores da Universidade de Hokkaido, no Japão. Os cientistas criaram hidrogéis sintéticos que fornecem um “andaime” favorável ao crescimento do tecido neural em áreas danificadas. A equipe descreveu o estudo na Scientific Reports. Eles afirmam que os hidrogéis usados em combinação com células-tronco neurais podem desenvolver um novo tecido cerebral.
A equipe do dr. Satoshi Tanikawa, que comanda o estudo, alterou a carga elétrica do hidrogel a fim de determinar as condições ideais para o crescimento de células-tronco que são fundamentais para a recuperação do tecido. As células-tronco são a base para a formação dos tecidos do corpo humano; e, aliadas ao hidrogel, elas podem recuperar os tecidos cerebrais.